Hi, what are you looking for?

São Paulo

Carretas da Mamografia chegam a mais cinco municípios em julho; veja quais

As Carretas da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito, percorrerão durante o mês de julho as regiões de Guarujá, Presidente Epitácio, Peruíbe, Pirajuí e Presidente Venceslau. A iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), possibilita o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama, realizando a mamografia gratuitamente para mulheres acima de 35 anos.

Incentivando o autocuidado, o serviço atende mulheres entre 35 e 49 anos sem necessidade de agendamento e acima de 70 anos mediante apresentação do RG, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e um pedido médico. Para as pacientes com idade entre 50 e 69 anos, é necessário apresentar apenas RG e cartão do SUS.

Somente do dia 3 de janeiro até 24 de junho deste ano, foram realizados 15.307 exames em 34 municípios do estado. Em 2023, o programa realizou 24.690 exames e percorreu 47 municípios

Caso sejam detectadas alterações no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com disponibilização de até 50 senhas. Aos sábados, o horário é das 8h às 12h, com atendimento de até 25 mulheres. A distribuição de senhas é feita por demanda espontânea e por ordem de chegada.

Sobre o exame

As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), ligado à secretaria, localizado na capital paulista, que emite laudos à distância. O resultado sai em até dois dias após a realização do exame.

As carretas contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, agentes administrativos e supervisor de unidade. Para agilizar o diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.

Mulheres de Peito

As mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos também podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico e de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para realizar o agendamento do exame, basta ligar para o número 0800 779 0000. A consulta é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

Confira o cronograma em cada município:

Carreta da Mamografia em Guarujá:
Data: 10 a 20 de julho de 2024
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados)
Endereço: Via Santos Dumont, 856 – Sítio Paecara – CEP -11460-001 – Guarujá – SP

Carreta da Mamografia em Presidente Epitácio:
Data: 16 a 27 de julho de 2024
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados)
Endereço: Rua Pernambuco, nº 644 – Centro – CEP – 19470-000 – Presidente Epitácio, SP

Carreta da Mamografia em Peruíbe:
Data: 23 de julho a 03 de agosto de 2024
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados)
Endereço: Rua Nilo Soares Ferreira nº50 – centro – ao lado do Paço – CEP: 11750-000 – Peruíbe – SP

Carreta da Mamografia em Pirajuí:
Data: 23 de julho a 03 de agosto de 2024
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados)
Endereço: Avenida Presidente Afonso Pena – Ginásio de Esportes Satilio de Lima – CEP : 16600-000 – Pirajuí SP

Carreta da Mamografia em Presidente Venceslau:
Data: 29 de julho a 10 de agosto de 2024
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados)
Endereço: Rua São Paulo – Centro – atrás do Centro de Saúde – CEP: 19400-099 – Presidente Venceslau – SP

SP Por Todas

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira que viabiliza serviços exclusivos para elas.

LEIA TAMBÉMGoverno de SP oferece linhas de crédito especiais para mulheres

Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março de 2024. Um dos destaques é o auxílio-aluguel de R$ 500 para vítimas de violência doméstica. Também houve ampliação do monitoramento permanente de agressores com uso de tornozeleiras; o lançamento do aplicativo SPMulher Segura que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas.

O Governo do Estado ampliou linhas de crédito para elas e ampliou a entrega das Casas da Mulher Paulista, que oferecem serviços de apoio psicológico e capacitação profissional. A gestão paulista ainda implementou o protocolo Não Se Cale para acolhimento imediato e combate à importunação sexual em bares, restaurantes, casas de show e similares, formando equipes em um curso online oferecido gratuitamente aos profissionais do setor.

source
Com informações do Governo de São Paulo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.