Hi, what are you looking for?

São Paulo

Conselho Universitário aprova tabela de vagas para o vestibular 2025 da USP





O número total de vagas oferecidas para cursos de graduação (11.147) não terá alteração em relação ao ano passado



Reunião do Conselho Universitário discute os mecanismos de ingresso na USP e quantidade de vagas para 2025

Foi aprovada pelo Conselho Universitário a tabela de vagas dos cursos de graduação da USP para o vestibular de 2025. O número total de vagas oferecidas pela USP (11.147) não terá alteração em relação ao ano passado. A sessão do Conselho foi realizada no dia 25 de junho.

A USP oferece três formas de ingresso para os novos estudantes: o vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista. A USP reserva 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP), considerando os três processos de seleção. Nesse percentual incide reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) equivalente à proporção desses grupos no estado de São Paulo, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%.

O Provão Paulista foi implementado pela primeira vez neste ano. Trata-se de uma forma de avaliação seriada, aplicada pela Secretaria Estadual de Educação, aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais. Nesse programa, para 2025, a USP oferecerá 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

Para a seleção pelo vestibular da Fuvest serão oferecidas 8.147 vagas, das quais 4.888 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP); e 1.206 para EP/PPI. Para a seleção do Enem USP estão sendo destinadas 1.500 vagas: 685 serão para Ampla Concorrência; 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

“No concurso vestibular da Fuvest 2025, a reserva de vagas para as políticas de ação afirmativa de ingresso será uniforme, aplicando-se a todos os cursos da Universidade”, explica o pró-reitor de Graduação da USP, Aluísio Segurado.

Na mesma sessão, foi aprovada a redução de cinco vagas no curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), que passarão a ser ofertadas no curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina (FM).

 

Clique nos links abaixo para acessar as tabelas de vagas por modalidade de ingresso e por curso:

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

source
Com informações do Governo de São Paulo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.