Hi, what are you looking for?

São Paulo

CPTM: ​estações recebem ação da campanha Junho Vermelho neste sábado (29)





Estas estações terão serviços de saúde ao passageiro sobre a conscientização e incentivo para a doação de sangue



Neste sábado (29) as estações Jardim Helena-Vila Mara, Dom Bosco, Guaianases, Mauá e Estudantes da CPTM recebem ação em referência ao Junho Vermelho. Em parceria com a Proz Educação, os serviços ocorrerão nos seguintes horários: das 9h às 12h e das 13h às 16h. Serão ofertados serviços de saúde como aferição de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e teste de glicemia capilar em pessoas diabéticas ou com histórico de diabetes na família (limitados a 100 por estação). Também serão oferecidas orientações sobre a doação de sangue.

As campanhas do mês de junho dirigem-se à informação e prevenção sobre a saúde do sangue: a importância da doação de sangue.

LEIA TAMBÉM: Posso doar sangue se tive dengue? Tatuagem impede doação? Tire dúvidas sobre o tema

Junho Vermelho

Mundialmente, junho é o mês de conscientização sobre a doação de sangue, porque se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue em 14 de junho. O movimento mundial incentiva a doação voluntária e alerta a população sobre a grande importância de manter estoques seguros de sangue para atendimentos emergências e cirurgias eletivas.

Apesar de ser fundamental para salvar vidas, a doação ainda não é uma iniciativa com adesão da maioria da sociedade. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil apenas 1,9% da população é doadora de sangue, quando o ideal é que 3% da população seja doadora.

Principais pré-requisitos para ser doador voluntário de sangue:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 a 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);
  • Intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
  • Pesar mais do que 50 kg;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não ter tido parto ou aborto há menos de 3 meses; Não estar grávida ou amamentando;
  • Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
  • Não ter piercing em cavidade oral ou região genital;
  • Não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão (hepatite após 11 anos, hepatite b ou c, doença de chagas, sífilis, Aids, HIV, HTLV i/ii);
  • Não ter visitado área endêmica de malária há menos de 1 ano;
  • Não ter tido malária;
  • Não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento;

Ações de Cidadania

Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.800 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

source
Com informações do Governo de São Paulo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.