Hi, what are you looking for?

São Paulo

‘Desestatização da Sabesp vai levar saneamento para todos’, diz Tarcísio nos EUA





Em agenda no exterior, governador Tarcísio de Freitas apresenta projeto de desestatização da Sabesp a investidores e destaca os benefícios



Governador olhando para frente
Governador apresentou projeto da Sabesp nos EUA

O governador Tarcísio de Freitas iniciou nesta segunda-feira (24), em Nova York (EUA), a missão internacional do governo paulista para apresentar a executivos de grupos e fundos globais o modelo de desestatização da Sabesp. A oferta pública, que é dividida em duas etapas, começou hoje e segue até sexta-feira (28) para selecionar os investidores de referência, que apresentarão propostas de preço por 15% da companhia.

Durante as reuniões, a comitiva paulista destacou os benefícios da desestatização para a população de São Paulo. “Queremos construir o legado da universalização do saneamento, aumentando a disponibilidade hídrica e levando mais saúde para todos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas. Segundo ele, todo o processo permitirá ampliar e antecipar investimentos no setor. “Tudo tem sido feito com muita responsabilidade e transparência. A desestatização vai levar saneamento para todos, mais rápido, melhor e mais barato”, enfatizou.

Tarcísio participou de uma série de encontros com executivos e representantes de empresas e fundos de investimentos voltados para infraestrutura e saneamento. Nesta terça-feira (25), o governador terá mais uma reunião com investidores americanos e, em seguida, segue para a Europa, onde, no dia 1º de julho, em Londres, iniciará a etapa europeia de detalhamento da operação da Sabesp.

Os demais membros da delegação paulista, incluindo o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, e o presidente da Sabesp, André Salcedo, permanecem nos Estados Unidos até o final da semana para mais compromissos com investidores em Nova York e, posteriormente, em Boston.

Bookbuilding

Com a definição dos dois investidores de referência, se inicia a fase de bookbuilding, de 1 a 15 de julho, quando serão oferecidos 17% das ações da Sabesp. Neste período, os investidores aptos a operar no mercado de ações, inclusive pessoas físicas, poderão apresentar ordens nos dois books abertos, por meio de suas corretoras.

A oferta pública de ações está sendo conduzida pelos bancos coordenadores: BTG Pactual, Bank of America, Citi, UBS e Itaú BBA. Não haverá oferta primária, o que significa que apenas ações que hoje são do Governo de São Paulo serão ofertadas.

Agenda em Lisboa
Antes da missão em Londres, Tarcísio também irá a Portugal para apresentar oportunidades de investimentos no estado. Além da desestatização da Sabesp, o governador vai detalhar todo o portfólio do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) a grupos privados internacionais em Lisboa.

Atualmente, são 24 projetos qualificados em quatro eixos estruturais – água e energia, mobilidade, rodovias e social. A expectativa da gestão estadual é promover mais 44 leilões até o final de 2026, mobilizando grupos globais interessados em investir em ativos estaduais. O secretário-chefe da Casa Civil do governo paulista, Arthur Lima, também vai participar dos encontros na capital portuguesa.

Ainda em Portugal, Tarcísio se junta a outras autoridades brasileiras para participar do 12º Fórum Jurídico de Lisboa. O evento acontece na próxima quarta-feira, com debates e palestras com a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal.

source
Com informações do Governo de São Paulo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.