Hi, what are you looking for?

Alto Tietê

Ecoponto e Central de Triagem fortalecem gestão de resíduos sólidos da região norte

Unidades localizadas respectivamente no Jardim Dona Benta e Miguel Badra têm contribuído com coleta seletiva no município nos últimos três anos

Suzano celebrou nesta sexta-feira (21/06) o aniversário de dois equipamentos municipais que têm contribuído para o aprimoramento da gestão de resíduos sólidos na região norte e impulsionado o trabalho relacionado à coleta seletiva no município. Um deles é o Ecoponto do Jardim Dona Benta (estrada Takashi Kobata, 183) que completa três anos; por sua vez, a Central de Triagem de Recicláveis Dr. Edson Gianuzzi, no bairro Cidade Miguel Badra (rua Mário Bochetti, 950), comemora o segundo ano de sua inauguração.

O Ecoponto foi implementado numa área de mil metros quadrados (m²) para que pudesse acolher resíduos de poda, jardinagem, construção civil (entulhos), materiais recicláveis, óleo de cozinha, pilhas, baterias e latas de tinta vazias. Desde sua inauguração, o polo tem fortalecido os serviços de preservação ambiental na cidade, contribuindo diretamente para a sustentabilidade urbana e evitando o descarte irregular de materiais.

No ano passado, o espaço foi fundamental para que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pudesse registrar a marca de 2 mil toneladas de recicláveis recolhidos em todos os ecopontos da cidade. Para chegar a esse quantitativo, também foram considerados os números contabilizados nas unidades do Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186), da Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira), e da Cidade Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553).

Parte dos resíduos retirados do Ecoponto do Jardim Dona Benta são conduzidos à Central de Triagem do Miguel Badra, para que ocorra a separação dos itens visando ao processo de reciclagem. Este espaço foi concebido para que tivesse capacidade de receber mais de 2 mil toneladas de materiais por mês e passou a ser referência no município, intensificando as ações de preservação ambiental e sustentabilidade.

O projeto desta unidade contou com um investimento de R$ 1,6 milhão, no qual 90% deste montante foi oriundo do convênio firmado com o Fundo de Investimentos Difusos (FID), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania e mantido por ações civis públicas, e 10% da administração municipal. O complexo totaliza 700 m² de área construída, que abrange uma sala administrativa, refeitório, vestiários, local de recebimento e área de armazenagem.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou as ações que têm sido desenvolvidas para garantir a destinação correta dos resíduos na cidade. “Com o Ecoponto do Jardim Dona, passamos a ter um local apropriado, neste local do município, para o depósito de recicláveis, que contribui para a coleta seletiva em nossa cidade. Já a Central de Triagem do Miguel Badra tem a estrutura adequada para fazer a separação correta de cada item”, avaliou Ashiuchi.

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Anúncios

source

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.