Hi, what are you looking for?

São Paulo

Governo de SP distribuirá 50 milhões de litros de leite para combater anemia





Vivaleite beneficia 284 mil crianças e idosos na pobreza e extrema pobreza em todo o estado; leite é enriquecido com ferro e vitaminas A e D



Vivaleite é o maior programa de distribuição de leite pasteurizado e enriquecido do Brasil

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Leite (1º de junho), o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, presta contas sobre o maior programa de distribuição de leite pasteurizado e enriquecido do Brasil, o Vivaleite. Ele foi criado para combater a anemia por deficiência de ferro em crianças e idosos de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social no estado. Atualmente, beneficia 284 mil crianças e idosos, entregando 4,1 milhões de litros de leite por mês. Para tanto, são 607 prefeituras conveniadas, 1.500 entidades parceiras e 18 laticínios fornecedores.

A fórmula do leite fornecido pelo Programa Vivaleite é fortificada com ferro e vitaminas A e D. Ao consumir o leite enriquecido, crianças e idosos em vulnerabilidade saem das estatísticas de anemia do país. Para as crianças, o leite também auxilia no crescimento e desenvolvimento, fornece nutrientes essenciais e é uma fonte de hidratação. No caso dos idosos, o leite fortificado auxilia na saúde óssea e fornece proteínas importantes para a massa muscular.

Segundo estudo liderado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), uma a cada três crianças de até sete anos sofre de anemia por deficiência de ferro no Brasil. A anemia ferropriva pode afetar a disposição de crianças e contribuir para seu isolamento, déficit de aprendizado e dificuldades no desenvolvimento intelectual, além de prejudicar o sistema imunológico.

Para ter acesso ao Vivaleite, idosos (acima de 60 anos) e famílias com crianças (de 6 meses a 6 anos) em vulnerabilidade social devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do seu município. No ano de 2024, houve o aumento da cota de cinco cidades, o que beneficiou 180 crianças com 2.700 litros de leite por mês.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

source
Com informações do Governo de São Paulo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.