Hi, what are you looking for?

São Paulo

Homicídios na capital paulista têm queda histórica em maio





Houve redução nos casos de roubos, furtos e estupros na maior cidade do país



Forças de segurança do Estado de SP atuam para a redução dos índices criminais

A cidade de São Paulo registrou em maio o menor número de homicídios intencionais da história. Conforme balanço da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o mês teve 38 registros — a quantidade mais baixa desde 2001, quando teve início a série histórica. No acumulado de cinco meses, a capital paulista também tem a menor quantidade de homicídios dolosos dos últimos 24 anos: foram 188 casos, queda de 10% na comparação com igual período de 2023.

O dado é resultado do trabalho integrado das forças de segurança e do trabalho estratégico policial, um dos pilares da atual gestão. Aliado a isso, o Sistema de Informação e Prevenção aos Crimes Contra a Vida (SPVida), criado no ano passado, automatiza os dados e auxilia as polícias na análise da dinâmica criminal dos crimes contra vida para que, dessa forma, seja possível elaborar diagnósticos e planos de ações com o intuito de reduzir as mortes.

“As polícias Civil e Militar passaram a atuar em conjunto, priorizando um trabalho estratégico com base em análise de dados. Além disso, houve operações pontuais e um aperfeiçoamento da investigação policial, com a prisão de criminosos e a redução dos demais índices criminais, que contribuíram para essa queda nos homicídios dolosos”, explicou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Os roubos em geral, que levam em consideração os roubos de carga e a banco, caíram 13,3% na cidade de São Paulo em maio, ficando abaixo dos 10 mil registros. No ano passado, a capital paulista registrou 11.168 crimes.

Os furtos em geral, que incluem de carga, diminuíram 5,6%, com 20.230 registros. Em maio do ano passado, a Polícia Civil contabilizou 21.436 delitos.

Os roubos de veículos também recuaram. Foram 1.097 registros no mês anterior, contra 1.201 em 2023, uma redução de 8,7%. Os furtos de veículos caíram 3,2%, fechando maio com 3.530 boletins de ocorrência.

Outros crimes

No quinto mês do ano, a Polícia Civil elaborou 242 boletins de ocorrências de estupro. O número é 6,6% menor que na comparação com maio do ano passado, quando houve 259 casos. No mês, 4 casos de feminicídios foram registrados na capital paulista. No período, as forças de segurança atenderam cinco latrocínios — roubo seguido de morte.

Polícia apreende quase 16 toneladas de drogas na capital

As polícias apreenderam 15,9 toneladas de drogas de janeiro a maio deste ano na cidade de São Paulo. A maior parte foi de cocaína (8,9 toneladas), causando enorme prejuízo financeiro às organizações criminosas que movimentam o tráfico de drogas.

No período, 18,2 mil infratores foram presos ou apreendidos na capital, sendo 5,4 mil em cumprimento de ordem judicial. Mais de 8,4 mil veículos foram recuperados e 1,4 mil armas de fogos ilegais foram retiradas das mãos de criminosos nos cinco meses de 2024.

source
Com informações do Governo de São Paulo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.