Hi, what are you looking for?

São Paulo

Obra da Linha 6-Laranja de metrô avança com encontro de túneis na região da Brasilândia





Felicio Ramuth faz visita à obra que alcança etapa importante com trecho que liga a futura Estação Brasilândia e o Pátio Morro Grande



Felicio Ramuth na obra da Linha 6-Laranja de metrô

O governador em exercício Felicio Ramuth fez visita técnica nesta segunda-feira (24) nas obras de construção da Linha 6-Laranja de metrô, o maior projeto de infraestrutura em execução na América Latina. O empreendimento avançou com o encontro dos túneis da futura Estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande, trecho que liga a linha de transporte à principal base de operação e controle do ramal metroviário.

“Mais uma etapa importante que vai garantir a chegada até o final de 2026 na estação Perdizes. São oito estações até Perdizes, e hoje aqui no Pátio Morro Grande, onde a gente interliga a primeira estação, a de Brasilândia”, afirmou Felicio. “E são uma série de obras voltadas ao metrô. Este mês tivemos autorizações importantes que vão permitir que o metrô chegue até o Jardim Ângela, outra linha até Guarulhos. Portanto, o nosso governador Tarcísio entende como prioridade a expansão do metrô e claro das nossas linhas da CPTM”, acrescentou.

A visita foi acompanhada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, executivos do consórcio Linha Uni, responsável pelas obras, e outras autoridades. O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo e conta com mais de R$ 18 bilhões em investimentos.

A rede de túneis entre a Estação Brasilândia e o Pátio Morro Grande é de 1.850 metros de extensão, 567 metros de passagem subterrânea de via e o restante do percurso em via singela. Sendo toda a linha acessada a partir do Pátio Morro Grande. “Essa obra é mais um compromisso do governo Tarcísio com a expansão da malha metroviária”, afirmou o secretário.

Com o avanço da obra, a construção da infraestrutura ferroviária do Pátio Morro Grande atinge 64,26%. Já foram instaladas 851 toneladas de estruturas metálicas na área de manutenção e estacionamento para os 22 trens que irão operar o ramal. O espaço possui mais de 213 mil m² – o equivalente a 26 campos de futebol.

Obra da Linha 6-Laranja de metrô avança com encontro de túneis na região da Brasilândia

Linha 6 – Laranja

Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.

SP nos Trilhos

O projeto da Linha 6 – Laranja faz parte do programa SP nos Trilhos, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo,e reúne projetos de transporte de cargas e passageiros por ferrovias. São mais de 40 projetos entre trens intercidades (TIC), veículo leve sobre trilho (VLT), trens urbanos e metrô. Ao todo, os projetos estão estimados em R$ 194 bilhões e mais de 1 mil km de extensão de trilhos.

source
Com informações do Governo de São Paulo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.