Hi, what are you looking for?

Alto Tietê

Pesquisadora Ester Sabino recebe título Doutora Honoris Causa da Universidade Guarulhos

Cerimônia de outorga foi realizada na Câmara Municipal de Guarulhos 

Na tarde da última sexta-feira (14), a Universidade Guarulhos (UNG) realizou a cerimônia de entrega do título de Doutora Honoris Causa à médica e imunologista Ester Cerdeira Sabino por sua relevante trajetória e contribuição à ciência. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara Municipal da cidade e reuniu representantes políticos, universitários, cientistas, médicos, e coordenadores e professores da UNG e de outras instituições de ensino superior.

Segundo o reitor da UNG, Yuri Neiman, a outorga do título passa pelo Conselho Universitário da IES e busca condecorar personalidades com notável jornada a favor da pesquisa, arte e cultura em benefício à humanidade. “A escolha de Ester Sabino deveu-se à sua representatividade para este século. Essa homenagem vem dar visibilidade à ciência feita por uma mulher reconhecida internacionalmente. A oportunidade de ter essa simpática e renomada pesquisadora conosco foi inspiração para nossos futuros cientistas e a todos os presentes”, destacou.

Além do reitor, as autoridades que participaram da mesa de honra foram o secretário adjunto de Saúde do município, Silvio Prado; o coordenador do mestrado em Análise Ambiental na UNG, Fabrício de Bau Dalmas; o coordenador do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas na UNG e diretor-executivo da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), Josué de Moraes; o diretor geral do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Guarulhos, Ricardo Agostinho de Rezende Junior; e o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Lauri Rocha.

Ester Sabino expressou a gratidão pela honraria e aproveitou para reforçar o quanto os cientistas precisam de apoio para desenvolver suas pesquisas. “Me senti muito honrada ao receber o título Doutora Honoris Causa e precisamos trazer essas comemorações de forma sistêmica para ciência. Aproveitei o momento na Câmara Municipal para lembrar que ainda existe muito a fazer na área de pesquisa científica e inovação. É muito difícil uma universidade manter os pesquisadores sem o apoio local e precisamos de leis para facilitar a integração da indústria com a universidade”.

Ester é uma das principais referências na área de Imunologia e Saúde Pública do Brasil e, ao longo de sua carreira, tem sido defensora da pesquisa científica e inovação da Medicina. A médica e imunologista foi a coordenadora responsável pela pesquisa do sequenciamento genético da variante do coronavírus, SARS-CoV-2. O trabalho dela foi um marco importante para o avanço no combate à pandemia da COVID-19, contribuindo para o desenvolvimento de métodos de vigilância epidemiológica.

Anúncios

source

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.