Hi, what are you looking for?

São Paulo

Posso doar sangue se tive dengue? Tatuagem impede doação? Tire dúvidas sobre o tema

Doação de sangue
A doação de sangue não envolve riscos nem para quem doa nem para quem recebe

A doação de sangue é um ato voluntário que salva milhares de vidas, mas que ainda desperta algumas dúvidas entre a população. O Dia Mundial dos Doadores de Sangue é celebrado no dia 14 de junho.  

No estado de São Paulo, muitas pessoas têm optado pela doação. Na Fundação Pró-Sangue, de janeiro a abril deste ano, foi registrado o total de 35.764 doadores de sangue. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve aumento de 2,73%. Já na comparação com o primeiro quadrimestre de 2022, o crescimento é de 5,43%.

Dados sobre doação de sangue
Dados repassados pela Fundação Pró-Sangue sobre doação de sangue no primeiro quadrimestre do ano

Confira abaixo 14 respostas para dúvidas comuns sobre doação de sangue:

1 – Quantas vidas uma doação pode salvar?

Uma simples bolsa de sangue de 450 ml pode salvar até quatro vidas. 

2 – Qual o peso mínimo para doar sangue?

Quem tem menos de 50 kg não pode doar. O volume a ser doado é proporcional ao peso do doador. Pessoas com peso inferior a 50 kg não possuem volume sanguíneo suficiente para realizar a doação, que é de 450 ml.

3 – Tatuagem impede doação? 

Quem tem tatuagem pode doar sangue. Porém, o candidato não pode ter feito uma tatuagem nos últimos 6 meses. 

4 – A partir de que idade pode doar sangue?

É permitido doar sangue a partir dos 16 anos. Porém, menores de idade devem ter a autorização dos pais ou responsável legal.

5 – Quando posso doar de novo?

Homens podem doar sangue de dois em dois meses, sendo o limite de no máximo quatro vezes ao ano.

Mulheres podem doar sangue de três em três meses, sendo no máximo três vezes ao ano, devido à reposição dos estoques de ferro, que é mais demorada em virtude das perdas durante os ciclos menstruais.

6 – Doar sangue emagrece?

Doando sangue você não ganha nem perde peso. O volume de sangue doado começa a ser reposto no organismo 24 horas após a doação. Por conta disso, o peso não sofre alterações.

7 – Mulheres podem doar quando estão menstruadas?

Sim, a menstruação não é uma contraindicação para a doação.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP reforça importância da doação de sangue

8 – Dengue impede a doação de sangue?

Quem teve dengue comum deve aguardar 30 dias antes de doar. Já os que tiveram dengue grave devem aguardar 180 dias após a recuperação completa.

9 – Há risco de contrair doença?

Doar sangue é um procedimento seguro e não apresenta risco de contrair doenças infecciosas. Isso ocorre porque todo o material utilizado é estéril e descartável, garantindo a segurança do doador.

10 – Para onde vai o sangue?

Depois de doado, o sangue é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.

11 – Quem doa sangue ganha folga?

Segundo a Lei nº 1.075, de 27 de março de 1950, todo trabalhador que doar sangue tem direito a um dia de folga a cada 12 meses de trabalho. Essa lei se aplica a todos os tipos de trabalhadores, sejam eles funcionários públicos ou da iniciativa privada.

12 – Quem doa fica com menos sangue?

Não, porque na doação de sangue se retira menos do que 10% do volume sanguíneo total. Essas células sanguíneas doadas são repostas pelo organismo ao longo do tempo e não farão falta no desempenho das funções metabólicas da pessoa que doou.

13 – Doar engrossa o sangue?

A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue. O gesto de doar de forma voluntária não causa nenhum prejuízo à saúde do doador.

14 –  Precisa fazer jejum para doar sangue?

Pelo contrário, o doador deve estar bem alimentado e descansado. É recomendado evitar alimentos com excesso de gordura três horas antes da doação. O processo de doação é seguro e leva menos de uma hora!

LEIA TAMBÉM: Jovem autista muda estilo de vida para realizar desejo de doar sangue

Onde doar sangue em SP?

Para realizar a doação, é preciso fazer o agendamento online no site da Pró-Sangue, no link www.prosangue.sp.gov.br e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

source
Com informações do Governo de São Paulo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.