Hi, what are you looking for?

São Paulo

SP registra aumento de 15% no número de micro, pequenas e médias empresas





Em 2023, os micro e pequenos negócios foram responsáveis por 81,38% do total de empregos com carteira assinada no estado de SP



São Paulo abriu mais de 120 mil micro, pequenas e médias empresas de janeiro a maio deste ano

Nesta quinta-feira (27), é celebrado o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) destaca a importância desses empreendimentos para a economia do estado de São Paulo. Em 2023, os micro e pequenos negócios foram responsáveis por 81,38% do total de empregos com carteira assinada no território paulista, conforme levantamento do Sebrae com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

LEIA TAMBÉM: Empreendedorismo em alta: São Paulo bate novo recorde na abertura de empresas em abril

De janeiro a maio deste ano, o estado de São Paulo abriu mais de 120 mil micro, pequenas e médias empresas, aumento de 15% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

E para apoiar esses empreendedores, a SDE conta com o Banco do Povo Paulista (BPP), programa de microcrédito produtivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para quem busca um tipo de financiamento acessível e com condições especiais, bem abaixo do que é praticado no mercado.

A iniciativa não é destinada apenas para quem já é empreendedor, mas também para quem planeja ter o próprio negócio, como é o caso da comerciante Rosa Maria da Silva, de 56 anos, que neste ano tirou a ideia de empreender do papel e montou a própria loja on-line de roupas femininas. “Com o empréstimo do Banco do Povo, consegui confeccionar algumas peças que me ajudaram muito nesse início do meu próprio negócio. Foi a primeira vez que solicitei crédito e fui muito bem atendida.”

Já o ceramista Fernando Carlos Montero, de 68 anos, há cinco anos possui um ateliê na capital paulista, onde produz objetos e esculturas. O que começou como um hobby virou fonte de renda. “Eu trabalhei com marcenaria durante 30 anos, mas sempre gostei de cerâmica e resolvi abrir o meu ateliê, mas faltava um apoio financeiro.”

Fernando conta que usou o crédito para comprar um equipamento e aumentar a sua produção. “Agora, estou desenvolvendo a minha própria linha. Antes, usava um forno emprestado, mas consegui comprar um novo graças ao crédito do Banco do Povo”, finaliza.

Linhas de crédito

O programa possui três linhas de crédito: Empreenda Rápido, Empreenda Mulher e Empreenda Afro, com valores entre R$ 200 e R$ 21 mil. O financiamento pode ser utilizado para capital de giro, investimento fixo ou misto, como: aquisição de mercadorias em geral;​ matérias-primas; máquinas e equipamentos​; ferramentas;​ itens para publicidade e divulgação do empreendimento;​ e Software e Hardware.

Leia também: Crédito da Desenvolve SP a empresas instaladas no estado cresce quase 300%

Entenda como conseguir o crédito

Para solicitar o microcrédito, os interessados devem realizar uma atividade produtiva nos municípios contemplados pelo BPP (confira aqui a lista) e não possuir restrições cadastrais no Serasa e/ou Cadin Estadual. É preciso realizar um curso de capacitação empreendedora, promovido gratuitamente pelo Qualifica SP nas modalidades presencial e virtual. Ao comparecer a uma unidade conveniada, o empreendedor precisa levar os documentos exigidos (veja aqui a lista de documentos) e o certificado de conclusão do curso.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

source
Com informações do Governo de São Paulo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.