Hi, what are you looking for?

Brasil

Deputados analisam mudanças na reforma do ensino médio; acompanhe

09/07/2024 – 18:12  
•   Atualizado em 09/07/2024 – 19:27

Mário Agra/Câmara dos Deputados

Plenário da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados começou a Ordem do Dia da sessão deliberativa do Plenário e analisa agora mudanças na reforma do ensino médio.

Está em análise um substitutivo do Senado para o Projeto de Lei 5230/23, do Poder Executivo, que muda alguns pontos da reforma do ensino médio (Lei 13.415/17) com o objetivo de adequar à realidade das escolas as alternativas de formação apresentadas aos estudantes.

Segundo o substitutivo do Senado, juntamente com o aumento gradual da carga horária do ensino médio, haverá aumento das horas disponíveis para cursos técnicos.

No entanto, o parecer preliminar do relator, deputado Mendonça Filho (União-PE), é pela rejeição da maior parte das mudanças.

Mendonça Filho afirmou que a intenção é manter a essência do texto aprovado na Câmara, como a ênfase para o ensino técnico-profissional. “Quando a gente trata da educação técnico-profissional, a gente se conecta com a empregabilidade e melhora a renda dos nossos jovens”, afirmou.

Espanhol
Mendonça Filho foi contra a inclusão do espanhol como idioma obrigatório, por criar despesa pública de caráter continuado, sobretudo para os estados.

“Espanhol é uma língua preferencial. Diante de um quadro [no Brasil] onde há amplitude de línguas e descendências de comunidades italianas, de alemães, de poloneses, forte presença cultural francesa e até o Japão com a maior população de descendentes no mundo”, disse.

Ensino noturno
Outro ponto determina que os estados deverão manter, na sede de cada um de seus municípios, pelo menos uma escola de sua rede pública com oferta de ensino médio regular no turno noturno. “Entendemos adequada emenda de redação para que a regulamentação desta matéria seja feita pelos estados”, disse Mendonça Filho, ao atender pedido do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE).

Mais informações em instantes

Assista ao vivo

Reportagem – Eduardo Piovesan e Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

source
Com informações da Câmara Federal dos Deputados

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.