Hi, what are you looking for?

Alto Tietê

Itaquá é a 1ª cidade do Alto Tietê a receber monitoramento de áreas de risco e desmatamento

Município agora pode acompanhar áreas de risco, possíveis ocupações, construções irregulares e alterações de mata

Itaquaquecetuba sai na frente e é a primeira cidade do Alto Tietê a ter acesso ao Sistema de Monitoramento de Alertas por Satélites (SMAS) do Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) de São Paulo, que possibilita o acompanhamento de áreas de risco, possíveis ocupações, construções irregulares e alterações de matas.

O SMAS é responsável por enviar alertas mensais por imagens que são captadas por mais de 180 satélites, além de mosaicos trimestrais, identificando mudanças do local no período.

A ferramenta mostra quatro tipos de cenários em áreas urbanas e rurais, além do período que ocorreu: edificações novas ou suprimidas, supressão de vegetação, desmatamento ou corte raso, abertura de vias, movimentação de terra, solo exposto e limpeza de terreno.

Os alertas são enviados para a Secretaria de Planejamento e após a notificação dessas áreas, é verificado se há existência ou não de alvarás de autorização para ações no local. Se não houver, a notificação é encaminhada para as fiscalizações ambientais e de posturas para o cumprimento de ações legais de embargos e multas.

“Esse monitoramento das áreas vai ajudar a combater ocupações irregulares e desastres naturais, auxiliando a prefeitura na fiscalização e controle do solo da cidade”, explicou o secretário de Planejamento, Alexandre Feijó.

“Essa é mais uma atualização importante que conquistamos. Estamos trabalhando para prevenir problemas relacionados a áreas de risco e desmatamento, mantendo a população em segurança”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Caroline Assis

Anúncios

source

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.