Hi, what are you looking for?

Alto Tietê

Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugura novo Centro de Atenção Psicossocial Infantil, no bairro do Rodeio

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, nesta quarta-feira (03/07), a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infantil – Capsi. O evento contou com a presença do prefeito Caio Cunha, do secretário Municipal de Saúde, William Harada, da secretária adjunta Rosângela Cunha, e demais autoridades.

O novo equipamento irá ofertar atendimento psicossocial para crianças e adolescentes com sofrimento psíquico grave ou persistente, tais como clínica psiquiátrica, psicologia, terapia ocupacional, processos diagnósticos, oficinas terapêuticas, orientações familiares e medicação supervisionada.

“Desde que cheguei, os profissionais da Saúde me alertaram para a necessidade de separar os atendimentos de saúde mental de adultos das crianças para garantir todo o suporte necessário que público infantil precisa, sobretudo na primeira infância e na realização de terapias importantes para o desenvolvimento”, explicou o prefeito.

O atendimento ao público será iniciado nesta quinta-feira (04/07), das 8 às 17 horas, e os serviços serão prestados por equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, dentista, além da equipe de apoio administrativo e operacional.

Além do espaço exclusivo para o atendimento de crianças, as principais novidades são novos serviços como odontologia especializada em saúde mental infantil, áreas para estimulação, terapia ocupacional, oficinas e refeitório. “A nova estrutura permitirá uma série de avanços como, por exemplo, atividades rotineiras de cozinha, como lavagem de frutas e verduras, visando a independência das crianças”, explicou a secretária adjunta.

A excelente estrutura física proporcionará atendimento acolhedor e humanizado, com salas para diferentes intervenções e estratégias, tais como sala sensorial, sala de estimulação, almoxarifado, serviço social, três consultórios, refeitório para vivências e práticas de rotina de cozinha, consultório odontológico, e farmácia. “Aqui será um espaço de vida. Não vamos estar apenas medicando, mas promovendo vivência”, comemorou a coordenadora da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial, Juliana Falchete.

Com a entrega da unidade, a população de Mogi das Cruzes poderá finalmente contar com um equipamento adequado, concebido de acordo com as diretrizes preconizadas pelo Ministério de Saúde, tornando possível o respectivo credenciamento e habilitação para recebimento de aporte de recursos da União.

Além disso, serão promovidas parcerias com a AACD, Escola Clínica do Autista, Ginásio Municipal de Paradesporto e o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes na realização de cursos e capacitações para geração de renda.

O novo CAPS Infantil também possui localização estratégica, na Avenida Pedro Romero s/nº, próximo da AACD e Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista, ao lado da UPA do Rodeio. Inicialmente, o atendimento ocorrerá em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Anúncios

source

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Uncategorized

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Uncategorized

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores.

Uncategorized

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt.

Uncategorized

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae.